Saúde

Open Insurance: Susep credencia primeira Sociedade Processadora de Ordem do Cliente (SPOC)

Empresa teve seu credenciamento aprovado após requerimento realizado junto à Autarquia

Rio de Janeiro, 13 de março de 2024. A Superintendência de Seguros Privados (Susep) publicou hoje (13), no Diário Oficial da União, a Portaria DIR1/SUSEP nº 129, de 07 de março de 2024, que credencia a CA2C Corretora de Seguros S.A. como Sociedade Processadora de Ordem do Cliente (SPOC) no âmbito do Open Insurance (OPIN).

A empresa, que já era registrada na Susep como corretora de seguros, é a primeira a ter o credenciamento efetuado junto à autarquia para atuar como SPOC. 

Open Insurance e Sociedade Processadora de Ordem do Cliente 

O Open Insurance (OPIN), ou Sistema de Seguros Aberto, é a possibilidade de consumidores de produtos e serviços de seguros, previdência complementar aberta e capitalização permitirem o compartilhamento de suas informações entre diferentes sociedades autorizadas/credenciadas pela Susep, de forma segura, ágil, precisa e conveniente. 

Para entregar esses benefícios ao consumidor, o OPIN operacionaliza e padroniza o compartilhamento de dados e serviços por meio de abertura e integração de sistemas, com privacidade e segurança. Dessa forma, os dados podem ser utilizados para desenvolver novos produtos e serviços que atendam às necessidades atuais e futuras dos consumidores de seguros, previdência e capitalização, além de integrar com o Sistema Financeiro Aberto, o Open Finance. 

No âmbito do OPIN, as Sociedades Processadoras de Ordem do Cliente – SPOCs são entidades que, uma vez credenciadas pela Susep, podem atuar provendo serviços ao consumidor de agregação de dados, painéis de informação e controle ou, ainda, mediante o consentimento do cliente, representá-lo, prestando serviços relacionados à iniciação de movimentação financeira. 

Dessa forma, as SPOCs têm potencial para gerarem expansão e ganho de eficiência do mercado, na medida em que agregam dados que poderão ser usados no desenvolvimento de novos produtos, além de acrescentarem conveniência e valor à experiência do consumidor de seguros. 

Baseado no emprego intensivo de tecnologia, inovação e no conhecimento circunstanciado – e consentido – dos dados do consumidor, as SPOCs podem buscar produtos mais adequados a sua realidade, a partir do conhecimento de seus dados históricos, resultando em oportunidades mais vantajosas de contratação. 

Para conhecer os requisitos necessários para credenciamento e funcionamento de uma empresa como SPOC no âmbito do Open Insurance, confira aqui o que dispõe a Resolução CNSP nº 429/2021.

Please follow and like us:
error0
fb-share-icon
Tweet 20
fb-share-icon20

Related posts
SaúdeÚltimas notícias

Cancelamento de planos de saúde entre jovens: especialista explica motivos e como seguradoras podem lidar com o público

Os dados da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) apontaram que os jovens de 20 a 29 anos…
Saiba Mais
Saúde

Prevent Senior: quais os impactos da suspensão da comercialização dos planos para o Mercado de Seguros? 

Conforme noticiado pelo CQCS, na última quinta-feira (02), a Prevent Senior anunciou que a partir…
Saiba Mais
Saúde

SulAmérica mira crescimento em Campinas

Campinas se tornou uma região estratégica para empresas de saúde. Este interesse pela cidade…
Saiba Mais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *